sábado, 23 de abril de 2011

Introdução

O espaço escolar é um ambiente de construção do conhecimento, e os atores deste processo são todas as pessoas que estejam empenhadas em transformar a sociedade por meio da educação.
A escola deve estar aberta ao diálogo com a sociedade na tentativa de melhor compreender as necessidades dos seus alunos e a sua realidade de vida.
O desinteresse do aluno é notado quando a escola insiste na simples transmissão do conhecimento, negando-se ao diálogo e descontextualizando conteúdos.
A integração das diferentes culturas e a inclusão de pessoas com necessidades especiais abre espaço para aprendermos sobre o outro, transformando as relações e quebrando preconceitos.
O ser humano é o único com a capacidade de mudar seu próprio mundo a partir de suas necessidades, pois é um ser inacabado, jamais vai chegar a perfeição. Dessa forma, a cultura não é algo que se entrega pronta, sempre há algum detalhe para ser modificado, assim é a educação, estamos sempre tentando melhorá-la o máximo possível.
As mudanças podem ser geográficas, biológicas, sociais e culturais, cada região cria sua identidade cultural e faz sua história. Assim é o mundo que recebe a criança, um mundo em que ela precisa entender mistérios, manifestar seus sentimentos e pensamentos, interagir e participar da construção da cultura e, a partir daí, construir sua história.
Desta forma, o educador e a escola devem estar cientes de que o educando tem de ser representante de sua cultura, sabendo-se que a cultura não é algo que se entrega pronta, reforçando o fato de que a socialização nunca se completa.

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