Pedagogia e espaços educativos não-escolares


Na concepção Freireana, a educação deve ser formadora da consciência crítica, criando caminhos para a construção do conhecimento através da relação teoria e prática.
As problemáticas sociais também estão presentes no ambiente escolar.
A escola deve possibilitar um desenvolvimento amplo, com liberdade e responsabilidade, tendo os pés no presente e um olhar para o futuro.
Transpor as barreiras da burocracia, que muitas vezes impede que se possa planejar um currículo baseado no diálogo sobre as necessidades reais de aprendizagem, apoiando-se na pesquisa constante de métodos de inclusão e integração para tornar a escola um local interessante aos alunos e aberta à comunidade.
Diante das necessidades atuais, as ONGs têm um papel importante de parceria na educação não-formal, formação profissional, principalmente em situações de risco, como violência, problemas familiares, deficiências físicas, mentais, intelectuais etc.
A pedagogia social busca integrar aqueles que estão à margem da sociedade, trabalhando com crianças abandonadas, jovens infratores, para que se reconstruam os vínculos necessários a essa reintegração.
Aqui em Guarulhos, podemos citar o exemplo da AGAM (Associação Guarulhense de Amparo ao Menor) que administra o projeto social de autoria da Infraero Social nas dependências do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, atendendo 100 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos, provenientes de família de baixa renda e em situação de exclusão e vulnerabilidade social, residentes no entorno do Aeroporto, desenvolvendo atividades de Música (orquestra composta por violino, violoncelo e viola), Inclusão Digital e Hardware, Esportes, Ateliê de Artes e Cultura, e Ética e Cidadania. Todos os atendidos são acompanhados por Assistente Social, Psicólogo e Pedagogo.
Percebemos a importância do diálogo na construção dos projetos que visam o desenvolvimento humano. As regras são necessárias, porém o trabalho educativo-pedagógico necessita estar aberto às mudanças e iniciativas que busquem sempre inclusão e cidadania. A educação é meio de transformação do indivíduo e da sociedade em geral.