Diversidade Religiosa



        De acordo com o artigo 5º., inciso VI, da Constituição: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”
          Temos assim um estado laico, onde todas as religiões devem ser respeitadas, como cidadãos temos esta consciência, convivemos diariamente deste a infância com crianças de diferentes religiões e credos.
        Mas a fase em que mais nos confrontamos com a diferença religiosa é quando entramos na escola, até 05 anos ou um pouquinho mais não sabemos distinguir, o que tem de diferente entre as diversas religiões que convivemos, não sabemos o que difere um Católico de um Espírita e assim por diante.
          Normalmente as crianças não tem escolhas religiosas, seguem e acompanham os pais em suas crenças, não tendo assim a oportunidade de conhecerem e distinguirem as diferenças das inúmeras religiões que temos em nosso pais.
          Isto é presenciado no ambiente escolar, onde num grupo de 20 alunos temos diferentes formas religiosas. Agora nós educadores devemos estar nos perguntando o que isto ajuda ou atrapalha no ambiente escolar, e isto vai gerar muitas perguntas como:

    ·        Será que eu como professor me interesso em saber qual a religião dos pais dos meus alunos?
    ·        Será que eu respeito as doutrinas ensinadas pelos pais no ambiente escolar, não forçando determinado aluno a cumprir determinada tarefa?
   ·    Será que conheço um pouco das doutrinas religiosas principais de nosso país?
   ·       Como posso ajudar um aluno que está passando por discriminação religiosa?
      Fizemos este Blog para ajudar a todos os educadores a responderem a essas perguntas, vamos tentar fazer um resumo das  principais doutrinas das diversas religiões ou disponibilizaremos links de sites para que vocês possa descobrir o que cada religião aceita ou não.

           Abaixo estão alguns sites que vão ajudar você a conhecer um pouco mais de cada religião.

Testemunhas de Jeová: http://watchtower.org
Adventistas do Sétimo Dia: www.portaladventista.org

Referências:
Imagem: Mapa da brasil diversidade: 
site - ricardo-pereira.zip.net/images/mapa.gif
Diversidade Religiosa:
site -http://blogdatolerancia.blogspot.com/2010_09_01_archive.html